sábado, 10 de agosto de 2013

Casamentos Diurnos: O que vestir?

 

Casamento, como todos sabem, é uma ocasião bastante especial, e ainda uma das mais tradicionais, por isso, pede um traje adequado e, nas maiorias dos casos a roupa que se deve usar já vem pré-determinada no Convite. Atualmente, quase todos os casamentos optam por trajes mais simples e não Social completo como antes, sendo que alguns até optam pelo esporte ou esporte fino, por ser mais confortável e ao mesmo tempo elegante.
 Quando o casamento é de dia, surge aquela dúvida... tem que usar o que?
Por isso resolvi deixar algumas dicas básicas para você estar  bem vestido em um evento desse tipo.


Dica 1: Se vestir para ir a casamentos durante o verão pode se torna tarefa bastante confusa entre os homens, pois o clássico terno preto muitas vezes não é bem-vindo para o horário da celebração. De acordo com especialistas em moda masculina, quando se vai a um casamento, deve-se respeitar a cerimônia, portanto, não se pode aparecer no local trajando bermuda e camiseta ou short, por exemplo. Isso nunca cairá bem e por mais que seja verão, a atitude será tomada como desleixo e falta de bom gosto e até uma afronta aos noivos.
Dica 2: Quando for convidado para um casamento de dia, veja bem qual será o local da cerimônia, por exemplo: será num hotel ou na beira da praia? Num salão de festas ou numa residência? Pois, de acordo com o local deverá ser sua roupa. E tudo pode mudar se o horário foi a partir das 17 horas, já que a celebração será diurna, mas a festa já será noturna.


Dica 3: As celebrações ocorridas à luz do dia pedem cores de ternos em tons mais claros, como cáqui ou cinza, e até alguns tons de bege. Mesmo que a cor não seja necessariamente estas que indicamos, todas as cores pastel são bem-vindas, desde que não seja o branco puro. Ainda é importante salientar a presença do terno e não optar por colocar uma jaqueta esporte, já que a mesma detona o visual. Ainda que a cor do terno não seja a ideal, o que não pode faltar é uma bonita camisa branca, para alinhar o visual e ajudar a espantar o calor da estação.
Dica 4: No caso de casamento de diurnos, é bom fugir das cores brilhantes, pois não caem bem para homens em celebrações de casamento. Já que os mesmos não devem chamar a atenção para si nesses eventos, pois isso é papel da noiva.

Dica 5: Opte sempre por usar um terno com tecido mais leve e fresco, para ficar suando demais na hora da celebração, senão estraga todo o visual. O melhor é escolher algo que tenha cotton, em razão do conforto ou uma mistura de algodão e linho que além de ser mais fresco é bastante elegante. O linho puro cai muito bem, porém, amassa demais, por isso, não é muito aconselhado.
Dica 6: As gravatas podem ser um episódio a parte, já que podem trazer mais leveza e descontração ao visual. Aquelas que possuem estampas florais calham muito bem com a estação.

Dicas 7: Se você tiver um estilo próprio abuse da cor nas meias, pois elas podem fazer muita diferença no visual. Abuse daquelas cores que têm um toque de verão, e dispense as muitas pesadas como a preta ou marrom.
Dica 8: Mesmo que evento seja casual, uma bonita abotoadura sempre cai muito bem, além disso, os sapatos devem estar brilhantes e limpos e, de preferência com traços mais afinados. E nunca, nunca mesmo use chinelos em situações como essas, pois são totalmente fora de propósito.

Terno cinza – A mais certa aposta

 





Onde usar? Sua cor não tem qualquer restrição, pode ser usado no trabalho, por noivos, padrinhos ou convidados de casamento, formatura, festas de 15 anos, ele é um terno e sua cor pode ser considerada neutra, seja claro ou escuro.














 
Pode ser usado a noite? Não! Essa cor não permite usar durante a noite, mas sim durante o dia. Talvez um cinza escuro ou grafite possa abrir essa exceção no último caso, mas somente se for sua única opção no momento.


Moda jovem: Sempre indicado aos mais jovens o terno slim fit cinza por ser mais moderno e jovem. Adolescentes em sua maioria não gosta de usar terno, por outro lado, a modelagem slim ajuda desbloquear esse bloqueio.




Combinar com a gravata é uma tarefa fácil caso esteja usando camisa branca. Na dúvida, prefira camisas
brancas pra depois arriscar em outra cor. Assim fica mais fácil a combinação com as gravatas, ou então sempre use uma cor mais escura que a camisa.

O terno cinza combina com gravata vermelha, azul, rosa, lilás, roxa e preta. A gravata verde e entre outras cores devem ser evitadas. Modelos listrados ou com estampas podem, porém obedecendo essa ordem de cores citadas.

A camisa não oferece muitas opções de cores. Além do óbvio, a camisa branca, pode optar pela camisa rosa ou preta. O preto deve ter cuidado com a ocasião, em cerimônias de casamentos por exemplo não fica bem ir de camisa preta. Camisa verde nem pensar, um azul clarinho fica bem. 




Para os convidados

 


Os convidados  deverão estar atentos a todas as exigências dos convites, se estiverem escrito visual social, é preciso seguir o estilo, senão será uma falta de respeito com os noivos, uma calça social e camisa já ficam de bom tamanho.


As roupas vem cada vez mais sofrendo adaptações e certamente irão suprir a demanda daqueles homens mais moderninhos que estão cada vez mais exigentes com seu visual, ligados no mundo da moda. 





 











Quando citamos a moda masculina para casamento as exigências são muito maiores, pois esta é uma ocasião que existe dos convidados toda a sofisticação para que se transmita uma credibilidade. 

 
 • Traje Esporte: Significa que você pode ir de maneira informal, mas ATENÇÃO, informal não é bagunçado. Se houve o cuidado de especificar o traje, então não se deve “abusar da informalidade”. Nike Shox não cola, são meçhores para as corridas, academias, etc. Nada, além disso. Nesse tipo de traje, o melhor é ir de calça jeans, calça de sarja e um bom mocassim nos pés. Se for uma festa bem informal, nada impede o uso da combinação jeans + polo + tênis baixo (tipo os de escama de peixe da Osklen).Ideal para eventos diurnos e ao ar livre, como confraternizações, exposições, batizados e festas informais.
 
 
• Esporte Fino ou Passeio: Se for à luz do dia, uma calça social, preferencialmente de lã fria + camisa social + blazer é a combinação adequada. Se for de noite, a dica é usar terno e gravata. Festa de 15 anos e alguns eventos como alguns casamentos podem pedir esse tipo de traje. Caso o convite venha pedindo uma roupa “esporte fino”, não se deve usar qualquer combinação com calça jeans (seja ela clara, escura, skinny, etc). Não vamos colocar não pode, porque, em teoria, tudo pode, né? Mas seria completamente inadequado. Ideal para eventos formais como congressos, reuniões oficiais, encontros profissionais, coquetéis, vernissages, teatros, casamentos civis ou eventos que se iniciam no final da tarde.
 




Nenhum comentário:

Postar um comentário